domingo, 6 de outubro de 2013

ESTILO SHABBY CHIC

Hoje vamos falar de um estilo de decoração que é lindooooo! Ainda que você não tenha conseguido identifica-lo por nome, tenho certeza que você conhece, pois é encantador!

Começou a ser utilizado na década de 70 na Inglaterra para descrever um mesmo estilo peculiar de decoração que se repetia nas grandes casas de campo inglesas.

O termo Shabby Chic, cuja tradução literal é "chique desgastado", só se tornou popular no fim da década de 80 com a decoradora americana Rachel Aswell, criadora da marca de mesmo nome.

Os ambientes desse estilo normalmente se apresentam bem claros, pintados na cor branca ou em tons pasteis, com móveis preponderantemente clássicos, mas em geral com aspecto envelhecido (garimpados em antiquários ou propositalmente desse jeito), lustre de cristal, candelabros, estampas suaves e, principalmente, florais presentes nos tecidos que revestem itens do mobiliário, ou até mesmo nas cortinas. Flores por todos os recintos, inclusive dentro de charmosos bules e nos parapeitos das janelas, louças expostas em ferro e lambri pintado de branco.

Separei algumas imagens pra te ajudar a identificar esse estilo e te encantar. Vamos dar uma olhadinha!


















Como vocês viram, esse estilo é bem feminino, romântico, nostálgico e bucólico. Tem um ar aconchegante, retrô e vintage. Ele basicamente resgata o antigo com um apelo mais descolado.

Todo o cuidado na hora de compor, o equilíbrio é fundamental, caso contrário o ambiente ficará over demais e se transformará numa enorme 'colcha de retalhos', e o chique aí passará longe!

O segredo para o bom resultado dessa acolhedora decoração é harmonizá-lo com materiais e móveis com traços essencialmente contemporâneos, neutros e frios. Este apelo mais moderno poderia estar no uso de um piso de cimento queimado, em uma ou outra aparelhagem industrial na cozinha (fogão, coifa...), em uma mesa de jantar de vanguarda compondo com cadeiras clássicas ou vice-versa, entre outras e outras coisas. As possibilidades de composição dentro do contexto "Moderno x Clássico" são infinitas e merecem ser estudadas de acordo com a personalidade de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia atentamente:

Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:

- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada.