segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O APARTAMENTO DE GLORIA KALIL

Falou em elegância e estilo, um dos exemplos que vem em nossas mentes é Glória Kalil. Com um apartamento amplo e bem decorado no bairro Jardins, em São Paulo, a jornalista, empresária e consultora de moda mostra o seu bom gosto.

Segundo Glória, praticidade e conforto moram juntos. Admiradora da arte, ela dedica espaço para obras contemporâneas em seu apartamento, quase sem divisórias, mas com privacidade. Ela mostra que não entende só de moda e comportamento, mas que decoração é acima de tudo uma questão de bom gosto (palmas pra ela!!!).

Amiga de longa data do arquiteto Joaquim Guedes, que morreu em 2008 aos 76 anos, Glória não pensou em outro arquiteto quando resolveu comprar um apartamento em São Paulo, ainda em 1997.

“Ele tinha uma planta extremamente convencional. Este salão onde estamos era praticamente a metade. Aí entrou o professor Joaquim Guedes: ‘Na verdade, não vou fazer nada, eu vou tirar’ ", relembra.

Pelas mãos do arquiteto Joaquim Guedes, por exemplo, uma das paredes da sala deu lugar a uma janela imensa, que revela uma surpreendente vista de São Paulo. 

Com a sala gigante após a lateral derrubada das paredes, Gloria e Joaquim tiveram então um problema para resolver: o eco que deixava qualquer barulho ainda mais alto por causa do tamanho do espaço.

“Imediatamente ele foi atrás de um forro (para o teto) e arrumou placas no Chile. Na verdade, acho que era só um pretexto, porque ele queria mesmo era colocar metal no teto”, brinca a consultora de moda.

Na decoração, assim como na moda, Glória segue a regra do “menos é mais”. Sua decoração é toda em tons neutros , com alguns toques coloridos, que trazem alegria ao ambiente. Como podemos perceber, todo o apartamento possui peças bem amplas, os tons claros contribuem para essa amplitude e deixam a iluminação ainda mais bonita. Encontramos ainda muitos detalhes em rosa, deixando o apartamento com um ar romântico. 

Foi preciso ampliar a sala para que a mesa de 7,5 metros de comprimento desenhada pelo arquiteto Joaquim Guedes pudesse ser instalada no apartamento. Móvel preferido da jornalista, a peça faz as vezes de escritório, jardim e sala de jantar. 

“Ela é o centro da casa. Nela faço minhas refeições – sozinha ou com convidados – e reuniões, e sinto um pouco da natureza dentro de casa”, conta Gloria, apontando para os 12 vasos de orquídeas brancas em uma das laterais. 

“Nada na mesa é estático, tudo anda conforme minha rotina. Às vezes monto um bar ou um canto com livros. Ela acompanha meu dia a dia.”

Feita com madeira compensada, a peça tem um detalhe curioso: possui pés apenas nas extremidades. “Um sistema de estiramento de cabos de aço garante a sustentação”, explica.

As três luminárias italianas Tolomeu e oito cadeiras de design assinado – sendo quatro com revestimento de oncinha, da coleção Art Decó da Biba – completam o cantinho mais do que especial.

Vejamos algumas fotos do apartamento de Glória Kalil.












 


Beijinhos e até a próxima! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia atentamente:

Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:

- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada.