terça-feira, 17 de setembro de 2013

POLTRONA MOLE: SÉRGIO RODRIGUES

Oie...

Hoje estou trazendo pra vocês uma peça de design que sou APAIXONADA: a POLTRONA MOLE.

Foi criada pelo designer carioca, Sérgio Rodrigues, em 1957, para o amigo fotógrafo Otto Stupakoff.

O designer sentado em sua criação.

O pedido foi uma peça com design despojado, confortável como uma cama para ficar em seu estúdio. Assim, ele criou o sofá “Mole”. O pagamento foi acertado com uma sessão fotográfica do móvel.

Acabaram não conseguindo fazer as fotos no estúdio, então levaram o sofá para a praia, o que acabou repercutindo muito na imprensa da época, pois acharam que eles estavam fazendo uma homenagem à Iemanjá. 


A linha mole, especialmente a poltrona, tinha originalmente uma estrutura robusta em jacarandá e almofadões moles de couro presos a essa estrutura (bem diferente da linha palito, muito usada na época). Dessa maneira surgiu um símbolo da cultura brasileira… rústica, bela, exótica e também um dos maiores ícones do design mundial.

Ela demorou para ser reconhecida. Só quatro anos depois de sua criação, em 1961, Sérgio inscreveu a poltrona Mole (conhecida lá fora como “Sheriff Chair”), a pedido do então governador do estado da Guanabara, Carlos Lacerda, no 4º Concurso Internacional de Design de Móveis de Cantu, na Itália.

"A primeira poltrona Mole ficou muito tempo na vitrine sem que ninguém se interessasse por ela. Algumas pessoas até a chamavam de cama de cachorro”, recorda, com humor, carioca Sérgio Rodrigues, sobrinho de Nelson Rodrigues e um dos pais do design de móveis brasileiro.

Sérgio venceu o concurso e alcançou o reconhecimento internacional. Suas peças passaram a decorar casas ilustres como a da atriz Kim Novak, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Os dois brasileiros se tornaram seus amigos e deram seus nomes para duas peças: a cadeira “Lúcio” e a poltrona “Oscar”, ambas de 1956.

“Fui premiado porque a poltrona valorizava a questão regional, enquanto as peças dos demais concorrentes não revelavam nada de suas origens”, diz.

Até hoje, a poltrona e o sofá Mole aparecem com destaque em lojas de design e em casas contemporâneas. Sou louca pra ter uma em casa *_*

Seguem croquis do período da criação:

O designer pensou nas redes usadas pelos índios






Separei algumas imagens pra vermos onde e como essa coisa linda pode ser usada:








Imagina só, no final de tarde, você sentar nessa gostosura pra ler um livro. EU PRECISO DELAAAAAA!!!

Se encantaram também, né? CERTEZA!!! Prometo que vou pegar mais leve nos próximos posts pra não deixá-los loucos como Yo! hahahaha

Beijinhos e até a próxima!

Um comentário:

Antes de comentar, leia atentamente:

Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:

- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada.