quarta-feira, 4 de setembro de 2013

BRASÍLIA

Oi genteeee,

Estou partindo hoje a Brasília. Infelizmente será uma viagem rápida, logo estou de volta. Resolvi fazer um post falando sobre essa cidade que tanto amo.


Brasília é uma cidade à frente do seu tempo. Seu surgimento mudou o panorama do país, tanto político como econômico. Em 1883, um sonho de Dom Bosco previu o surgimento de uma civilização muito próspera, com um grande lago entre os paralelos 15º e 20º Sul, local onde hoje está localizada Brasília. 

 




Esse sonho se tornou realidade no dia 21 de abril de 1960, quando Brasília foi inaugurada pelas mãos do Presidente Juscelino Kubitschek, cumprindo também uma antiga determinação constitucional de transferir a administração do Brasil para uma cidade no Planalto Central.

Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, nascia uma cidade sob formas inovadoras, diferente em tudo e com um impressionante conjunto arquitetônico e urbanístico a céu aberto.


Oscar Niemeyer gostava de repetir: “A Pampulha foi o início de Brasília”. O mais ambicioso projeto do arquiteto surgiu com as mesmas linhas curvas do espaço que Juscelino Kubitschek havia lhe encomendado para Belo Horizonte. “Foi a mesma correria, o mesmo idealismo e a preocupação com os prazos fixados. Em Brasília, realizei meu trabalho de arquiteto. Brasília foi o sonho de JK: levar o progresso para o interior do país”, dizia ele sobre a Capital federal.

Em 1987, tornou-se Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e, em 2008, escolhida a Capital Americana da Cultura 2008, título reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).


Sentimentos de aventura, perseverança e empreendedorismo se mesclaram na epopeia da construção da cidade. As obras levaram apenas 42 meses. Brasília consagrou a arquitetura de Oscar Niemeyer e trouxe autoestima ao brasileiro.

Niemeyer passou a liderar equipe de grandes nomes, a exemplo do mineiro Israel Pinheiro, para erguer um dos principais e mais ousados marcos urbanos do planeta. Para ele, o Congresso Nacional é o prédio que melhor representa o espírito empreendedor e sintetiza as soluções encontradas.

“Quando alguém vai a Brasília, pergunto se viu o Congresso Nacional e se achou o projeto bom, certo de que a pessoa poderia ter gostado ou não, mas de que nunca poderia dizer que tinha visto antes coisa parecida”, comentou ele.

Brasília nasceu cercada de polêmica. As críticas à transferência da capital federal do litoral para o sertão não tardaram. Assim como as denúncias em relação aos gastos e à falta de fiscalização do emprego dos recursos.

Niemeyer sempre foi defensor do projeto e de sua importância para o desenvolvimento do país. Gostava de responder às críticas argumentando ter empregado materiais mais baratos e disponíveis, como cimento e mármore branco.

Projetada para chegar ao século 21 com 500 mil habitantes, Brasília atualmente reúne cerca de 2 milhões de moradores – boa parte deles nas cidades- satélites.

O que mais chama a atenção no projeto original é o eixo monumental, o corpo do avião do Plano Piloto, com 16 quilômetros de extensão.


Os principais prédios e monumentos estão nesse espaço, entre eles a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, espécie de coroa iluminada. A Praça dos Três Poderes, centro do poder republicano, é outro conjunto que desperta atenções: de um lado está o prédio do Supremo Tribunal Federal e, de outro, o Palácio do Planalto.

CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
PRAÇA DOS TRÊS PODERES
STF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
PALÁCIO DO PLANALTO

O Congresso Nacional, um pouco adiante, exibe formas côncavas e convexas do Senado e da Câmara – imagens que não perderam o impacto. Ao longo do Eixo Monumental estão os ministérios, que têm à frente dois edifícios especiais, o das Relações Exteriores e o da Justiça.

CONGRESSO NACIONAL

MINISTÉRIOS

PALÁCIO ITAMARATY
  
PALÁCIO DA JUSTIÇA

O arquiteto e designer gráfico Ricardo Ohtake, autor de livro sobre a obra de Oscar Niemeyer, explica que a importância de Brasília não se limita a termos geopolíticos, econômicos e sociais, mas sobretudo aos aspectos arquitetônicos e urbanísticos. “Aquela foi uma das poucas cidades planejadas do começo ao fim. Brasília é a cidade de maior porte no mundo feita a partir dos preceitos modernistas. Teve organização espacial como nenhuma outra”, afirma.

A capital brasileira simboliza também o contraponto à linguagem modernista surgida depois dos anos 1920. “Oscar quebrou o paradigma das formas retas e ortogonais. Abriu outro caminho, ao se inspirar nas curvas das montanhas e das mulheres para montar sua arquitetura. Achou o novo e saiu da monotonia”, conclui Ricardo Ohtake.


Brasília é uma cidade completa. Possui um dos melhores Índices de Qualidade de Vida (IDH) do país e um passeio pelas largas avenidas da capital permite contemplar preciosidades com o paisagismo de Burle Marx, a arquitetura de Athos Bulcão, os vitrais de Marianne Peretti e as esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi.

Bom, preciso correr pra terminar de arrumar minhas coisas. Espero que tenham gostado! Prometo que futuramente falarei com maiores detalhes sobre cada monumento arquitetônico. Torçam pra que eu faça uma ótima viagem :D trarei muitas novidades pra vocês em minha volta. Estarei sempre por aqui, nem se preocupem! Notebook, Iphone, Ipad... Internet always, please!!! Os posts continuarão rolando ;)

Beijos meus amores!!!

FONTES DE PESQUISA:
http://www.em.com.br/
http://www.conhecabrasilia.com.br/
http://www.portalbrasil.net/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia atentamente:

Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:

- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada.