sexta-feira, 13 de setembro de 2013

FORNASETTI

Oi gente!!! 


Vamos falar de arte?! Não é qualquer arte, é arte das boas mesmo e mega divertida, daquelas com identidade única, criativa, das que nossos tataranetos irão se amarrar e desejar ter em casa. Aprendam: arte de qualidade é atemporal, não se enganem! ;)

Quem me deu a dica desse post foi a fofa e criativa @renata_decor que postou em seu instagram uma imagem de bom dia com um ambiente maravilhoso estampando essa arte e uma breve e objetiva explicação sobre o artista.

Piero Fornasetti (1913-1988), artista milanês, cultuado um dos maiores criativos italianos do século 20. O cara era pintor, mestre da técnica trompe l’oeil (que cria ilusão de ótica), escultor, designer e decorador! Esse ano ele completaria 100 anos, por isso 2013 tá bombando de exposição com a arte do mestre.

FORNASETTI

A tipologia mais icônica em sua produção é o prato, que concebeu cerca de 11000 modelos ricamente decorados. Para o artista, a busca pelo material perfeito não era importante, a verdadeira qualidade do objeto estava em sua ornamentação.

Os temas variavam entre astrologia, música, botânica, zoologia e folclore. Serviam como ponto de partida para as histórias visuais contadas pelo artista.

Entre 1950 e 1952, seus primeiros anos de produção, o material usado pra suas obras era a cerâmica, mais tarde passou para a porcelana. Com muita ousadia, narrava através de suas criações histórias e fábulas do passado.

Em centenas de peças estampou o rosto da soprano de uma ópera italiana, conhecida por sua beleza, Lina Cavalieri. Enquanto folheava uma revista francesa do século 19, Fornasetti encontrou a musa e ficou totalmente fascinado por sua feminilidade e expressão enigmática. 

LINA CAVALIEIRI

As criações do designer são atemporais, ilustram mesas, cadeiras, velas, pratos, luminárias, xícaras, jarras e diversos itens, com faces enigmáticas ou outros desenhos, como o caso de um pequeno armário que, quando aberto, revela imagens na parte de dentro, o que faz a peça parecer infinita.

Foram inúmeros objetos em que estampou a face de seu estilo único, composto de magia, humor metafísica e surrealismo. Sua criação se dava por conta de seu espírito livre, o artista só fazia o que lhe dava prazer (como todo artista fantástico”. Assim, projetou um mundo mágico, saturado de imagem e cor, que o transformou em um ícone do design cuja arte e técnica resistem ao tempo. Sua obra é instantaneamente reconhecível, inimitável e atemporal.

Vamos agora babar na arte do mestre vendo algumas imagens!















Demais, neam?! Sou apaixonada! <3

Beijinho e até o próximo post ;*

2 comentários:

  1. Nossa amei seu post, tive uma aula de arte agora, amei <33
    http://meiaemparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Andreza, apareça sempre aqui pra tomar um chazinho das cinco com a gente. Paris é aqui do lado ;)
      Beijoooooo ;*

      Excluir

Antes de comentar, leia atentamente:

Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:

- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada.